Carolina Nani  

Formação

Psicóloga (CRP: 05/23215)
Especialista em Gerência de Programa Social pela FESP-UFRJ;
Arteterapeuta credencia à AARJ - Associação de Arteterapeutas do Rio de Janeiro - Reg. 163;
Psicoterapeuta Corporal em Psicologia Biodinâmica e Análise Psico-Orgânica pela École Française d' Anályse Psycho-Orgânique - EFAPO e pelo Centro Brasileiro de Formação em Análise Psico-Orgânica - CEBRAFAPO;
Arteterapeuta especializada no trabalho com a 3ª Idade, através de curso orientado por Lígia Diniz;
Sócia Fundadora do Incorporar-te: Espaço Terapêutico Corpo Artes.

Experiências Profissionais

EXERCÍCIO DA PSICOLOGIA CLÍNICA E DA ARTETERAPIA realizando avaliação psicodiagnóstica e atendimento clínico individual e em grupos a adolescentes, adultos e 3ª Idade, desde 1997.

COORDENADORA DO ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO DO INCORPORAR-TE, dando orientação e supervisão aos acompanhates terapêuticos no desempenho de suas funções.

COORDENADORA DA FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS EM ARTETERAPIA, no Rio de Janeiro e Santa Catarina, desde 2004.

PROFESSORA DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ, desde 1998;

COORDENADORA DO PROJETO NOVOS RUMO DO INCORPORAR-TE - atuando em escolas, empresas e hospitais, através dos Projetos: Atualização do Espaço Escolar, Orientação Profissional e Humanização Hospitalar. Atualmente é CO-COORDENADORA DOS PROGRAMAS DE HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR E ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO através dos atendimentos em Arteterapia implantados na Enfermaria Pediátrica e na Onco-Hematologia Pediáreica do HSFE/ RJ;

COORDENADORA DOS ATENDIMENTOS EM ARTETERAPIA DO INSTITUTO BRASILEIRO DE REABILITAÇÃO MÉDICA – IBRM/RJ;

PARTICIPANTE DO PROJETO UNIVERSIDADE ABERTA DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ, como professora em diferentes cursos nas áreas de Psicologia, Artes e Educação, de 1994 a 2001;

COORDENADORA DO PROGRAMA SENTINELA do Ministério da Previdência Social no Município de Mangaratiba - RJ: 2001/2003. Atendimento a crianças e adolescentes vítima de violência maus tratos, abuso sexual, exploração sexual.

ORGANIZADORA E COLABORADORA DO SEMINÁRIO: "ROMPENDO COM O MURO DO SILÊNCIO: A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM BUSCA DE UMA DEFINIÇÃO". No município de Mangaratiba, RJ/2002.

FACILITADORA DE GRUPOS para seleção e treinamento no Município de Mangaratiba no Estado do Rio de Janeiro, 2003.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA ADOLESCENTES E ADULTOS, visando a escolha profissional, a re-colocação no mercado de trabalho ou a escolha ocupacional pós-aposentadoria. Trabalho desenvolvido através de atendimentos individuais e em grupos, utilizando-se da abordagem clínica, através de técnicas expressivas focalizando a construção da identidade, a auto imagem, o estilo de vida que se pretende alcançar, as áreas de interesses, os resultado do teste de Tipologia Psicológica da Psicologia Analítica, pesquisa de mercado, entrevista com profissionais de diferentes áreas, os objetivos e metas do sujeito para sua vida a curto, médio e longo prazo, desde 1998.

PSICÓLOGA E COORDENADORA DAS OFICINAS DE ARTES INTEGRADAS PARA CRIANÇAS DO EXPRESSARTE: NÚCLEO DE PESQUISA E PROPOSTAS ALTERNATIVAS NA LIVRE EXPRESSÃO EM SAÚDE, ARTES E EDUCAÇÃO, compondo a equipe técnica interdisciplinar, atuando como:

Psicóloga no trabalho de Releitura das Atividades Pedagógicas por meio do Lúdico e da Arte, com portadores de deficiência, crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem;

Dinamizadora dos grupos de famílias das crianças e adolescentes participantes das Oficinas de Artes Integradas, através de dinâmica de grupos por meio dos diferentes canais expressivos;

Co-coordenadora de Projetos Educacionais para a capacitação de profissionais das áreas de Saúde e Educação. RJ, 1997/1998.

DIRETORA DE RELAÇÕES PÚBLICAS E PSICOTERAPEUTA FAMILIAR DO PROJETO CRESCER - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DA UNIDADE INFANTIL HEITOR REZENDE DO CENTRO PSIQUIÁTRICO PEDRO II, sendo responsável pela divulgação das atividades desenvolvidas pela Associação e pelo contato desta com outras instituições e pelo atendimento às famílias em regime ambulatorial. RJ/1996-1998.

COORDENADORA DAS OFICINAS DE TEATRO E DE SENSIBILIZAÇÃO COM DEPENDENTES QUÍMICOS DA UNIDADE INFANTIL HEITOR REZENDE DO CENTRO PSIQUIÁTRICO PEDRO II. RJ/1996-1998.

 

Trabalhos Apresentados, Resumidos e Publicados em Anais de Congressos e demais Eventos:

Baptista, A. L e Nani, M. C. L. - Situação, Sentimento e Sentido: Articulações Entre a Arte Sensorial e a Análise Psico-Orgânica. In Anais do 13º Encontro Paranaense, 8º Congresso Brasileiro e 1ª Convenção Brasil/Latino-América de Psicoterapias Corporais, Paraná: Curitiba, 2008.

Baptista, A. L. e Nani, M. C. L. - Análise Psico-Orgânica, Psicologia Junguiana e Arteterapia: uma integração entre o Toque, a Massagem, o Movimento, a Mitologia e as Expressões Artísticas. In Anais do 12º Encontro Paranaense, 7º Congresso Brasileiro e 1ª Convenção Brasil/Latino-América de Psicoterapias Corporais, Paraná: Curitiba, 2007.

NANI, M. C. L. e GONTIJO, J. - O Toque, a Massagem e o Movimento na Arteterapia - In Anais do Iº Encontro de Arteterapeutas do Mercossul, Rio de Janeiro, 2005.

NANI, M, C. L. - A Criação e a Construção de Brinquedos e Jogos na Hospitalização - O Sujeito Hospitalizado e a Prática Psicomotora, no 2º Encontro de Psicomotricistas na Saúde - UERJ, Rio de Janeiro, 2001.

Contatos:
Tels: (21) 2549-3912
E-Mails:
carolnani@incorporarte.psc.br



Topo