INCORPORAR-TE  

O Incorporar-te: Espaço Terapêutico Corpo Artes, tem como áreas de estudo e pesquisa a Psicologia Analítica de Carl G. Jung, Psicoterapia Corporal em Análise Psico-Orgânica de Paul Boysen e a Arteterapia. Trata-se de um espaço de trabalho envolvendo diferentes atividades vivenciais, de qualificação profissional e atendimentos terapêuticos em diversos campos de atuação vinculados às áreas de Saúde, Artes e Educação. Promove atividades diferenciadas para crianças, adolescentes, adultos, idosos, famílias e portadores de necessidades especiais.

Pioneiro na implantação de cursos de Formação de Terapeutas em Arteterapia reconhecidos pela UBAAT em Santa Catarina e Paraná, sendo a primeira turma em Florianópolis (em 2004) e a segunda em Curitiba (em 2007), desenvolve desde 1996, o curso Formação de Terapeutas em Arteterapia. O curso é reconhecido pela União Brasileira das Associações de Arteterapia (UBAAT), e credenciado às Associações de Arteterapia do Rio de Janeiro (AARJ) e Catarinense de Arteterapia (ACAT).

Visando tornar possível os atendimentos clínicos especializados a toda e qualquer pessoa, assim como facilitar a capacitação em arteterapia, o Incorporar-te realiza atendimentos em Clínica Arteterapêutica, Orientação Profissional e Ateliês de Arteterapia com finalidades diversas, através do Projeto Atendimentos Terapêuticos Acessíveis.


Este trabalho é realizado por profissionais formados ou em formação pelo Incorporar-te através da Formação de Terapeutas em Arteterapia nos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, e Paraná, considerando a formação de base de cada um.

Ampliando sua proposta de atendimento a pacientes impossibilitados de sair de casa ou hospitalizados, desenvolve o Projeto Home Care Terapêutico, que se estende a familiares e cuidadores, através de atendimentos arteterapêuticos clínicos, psicoterápicos e do uso do toque e da massagem biodinâmica como instrumentos terapêuticos.

Por suas atividades desenvolvidas com Arteterapia integradas à Psico-Oncologia, recebeu diversos prêmios.

Implantou em 2004, junto ao Setor de Educação e Apoio Psicossocial da Casa Ronald Mc Donald, a Arteterapia, onde durante cinco anos atendeu em grupos e individualmente a crianças e adolescentes portadores de neoplasia e seus familiares. Tal trabalho foi desenvolvido tanto na casa de apoio, nos hospitais no acompanhamento de pacientes internados, na residência de alguns pacientes em situações emergências no Rio de Janeiro, sendo que algumas crianças/adolescentes foram acompanhadas por arteterapeutas vinculados ao Incorporar-te em Volta Redonda/RJ e Joinville/SC. Durante o período em que esteve na Casa, desenvolveu os Projetos:Oficinas Arteterapêuticas para Crianças; Formas Marias de Ser: Uma Discussão Acerca da Identidade Feminina, com as mães e acompanhantes; e Autoria de Contação de Histórias e Arteterapia: o Jogo e a Arte no Adolescer com Câncer.

No campo psicossociale de qualificação profissional em Arteterapia, Saúde e Educação, o Incorporar-te atende a instituições diversas em diferentes propostas desde 1998.

Mais recentemente, por meio da implantação do Projeto Autoria de Contação de Histórias e Arteterapia, atendeu através de dinâmicas em oficinas, a jovens de comunidades carentes do Rio de Janeiro, na Clínica da Família Sérgio Vieira de Melo em parceria com a C&A da Saúde da ABIA – Associação Brasileira e Interdisciplinar de AIDS (2011/2012).

Em parceria com a Concessionária Porto Novo - responsável pela revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro, realizou a implantação dos Projetos Autoria de Contação de Histórias e Arteterapia com Adolescentes, implantado na Associação Viva a Vida, que atende portadores de HIV, no Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (HFSE). Posteriormente implantou o Programa Arteterapêutico Novos Rumos de Humanização Hospitalar do HFSE/RJ junto ao Setor de Oncohematologia Pediátrica, da Associação Curumin de Câncer Infantil e da Enfermaria Pediátrica, coordenando os Projetos: Arte na Espera, Química da Arte, Transmutação Arte Vida e Uma História Puxa Outra.

Na área de Educação atende individualmente e em grupos crianças e adolescentes do Centro Comunitário Stella Maris, na comunidade do Vidigal/RJ.

Em abrigos, com crianças busca, através de atividades arteterapêuticas, resgatar as histórias vida e registrar suas vivências cotidianas para que, no futuro, levem estas referências consigo. Busca realizar entrevistas com familiares e pessoas que conhecem a história da criança quando possível, contatos com a instituição de moradia, escola e outros espaços da comunidade no qual a criança esteja inserida. Tendo iniciando esta prática em 1993 no Rio de Janeiro, em instituições asilares no Rio de Janeiro, estendeu este trabalho para abrigos em Curitiba/PR.

Também em abrigos junto a crianças e adolescentes desenvolveu os Projetos Oficinas Arteterapêuticas para Crianças, Oficinas Arteterapêuticas de Preparação para o Mercado de Trabalho e Capacitação de Educadores Sociais e Dirigentes nas Aldeias Infantis SOS Brasil, de 1998 à 2003, na Aldeia SOS de Pedra Bonita, RJ.

Já com a 3ª Idade, desenvolve Oficinas Arteterapêuticas, visando a valorização do idoso, o resgate dos vínculos familiares e a resignificação da própria existência (Florianópolis/SC).

Na área de reabilitação atende arteterapêuticamente crianças, jovens e adultos em equipe interdisciplinar e capacita profissionais, ambos no Instituto Brasileiro de Reabilitação Motora - IBRM/RJ.

Em Saúde Mental atende aos ex-abrigados e atuais frequentadores da Associação Livre Mente - Centro de Convivência aberto à comunidade, onde desenvolve Oficinas Arteterapêuticas desde 2008 (Curitiba/PR).

Propondo-se a difundir a Arteterapia e aprofundar conhecimentos afins, desenvolve no Rio de Janeiro, Santa Catarina e Curitiba, os Projetos Encontros Arteterapêuticos, com finalidade de apresentar palestras e vivências em Arteterapia para o Público Geral; Leituras Simbólicas da Sétima Arte, apresentando filmes, sua análise sob a ótica junguiana e psico-orgânica, abrindo debates e discussões sobre o tema abordado; Leitura Simbólica dos Contos de Fadas, com apresentação de contos e análise simbólica do mesmo.

Além dos projetos citados acima, na área de Educação o Incorporar-te desenvolveu os Projetos Ludens de Brinquedoteca Psico-Pedagógica e Criançartes de Arte Educação.

Na área de Artes Visuais desenvolve estudos em Artes Sensoriais, trabalhando na montagem de ambientes específicos para exploração em propostas diversas.

Visando o intercâmbio de conhecimentos, produções, pesquisas e experiências terapêuticas no campo da Análise Psico-Orgânica e da Arteterapia, o Incorporar-te em parceria com o Centro Brasileiro de Formação em Análise Psico-Orgânica (CEBRAFAPO) e a Associação Brasileira de Formação em Análise Psico-Orgânica (ABRAPO), promove eventos diversos desde 2008.

O Incorporar-te: Espaço Terapêutico Corpo e Artes conta com uma Equipe de Profissionais das áreas de Educação e Saúde e é coordenado por Ana Luisa Baptista e Carolina Nani.


INCORPORAR-TE: ESPAÇO TERAPÊUTICO CORPO ARTES

Tel: (21) 3473-6881/96747595
E-Mail: incorporarte@incorporarte.psc.br

Conheça outros espaços que falam de nosso trabalho:

Facebook:




 

 

 

 



Topo