PROJETO LUDENS  

PROJETO LUDENS

DEFINIÇÃO:

A Brinquedoteca é um mundo de troca e de aprendizagens, onde a criança pode utilizar o seu corpo, o próprio espaço, o movimento, o som, o contato com materiais diversos e o compartilhar com o outro, possibilitando a criação livre através dos brinquedos e das brincadeiras, orientadas por um grupo de facilitadores das áreas de Saúde, Educação e Artes.

O Projeto Ludens tem como foco abrir espaços alternativos que privilegiem o brinquedo e o brincar em suas múltiplas formas por meio de criação e implantação de Brinquedotecas.

 

OBJETIVOS:

- Geral:

  • Abrir um espaço alternativo de criação, troca e aprendizagem através do lúdico para crianças e jovens e de orientação, formação e capacitação para profissionais, por meio de atividades que permitam a estes um contato com o lúdico em suas múltiplas formas.

- Específicos:

  • Resgatar a relação da criança com o brinquedo e com a atividade lúdica de uma maneira geral, por meio de contatos com diferentes materiais e jogos lúdicos.


  • Resgatar a história dos brinquedos e das brincadeiras possibilitando à criança acesso a jogos lúdicos, histórias, músicas e brinquedos folclóricos.


  • Reforçar o aprendizado escolar através de atividades diversas que desenvolvam o raciocínio, a leitura impressa e oral, a memória, o desenvolvimento psicomotor, a percepção nas suas mais variadas formas, a linguagem compreensiva e expressiva, de forma lúdica e prazeirosa.


  • Capacitar e formar profissionais para a reflexão sobre seu próprio posicionamento profissional e sua importância no desenvolvimento e na construção do conhecimento pela criança.


  • Dar orientação sobre: a) adequação e utilização de brinquedos para diferentes faixas etárias; b) utilização dos brinquedos com finalidades de lazer, pedagógicas e terapêuticas; c) avaliação do desenvolvimento e da personalidade da criança através do brinquedo e de atividades lúdicas.


  • Enriquecer a dinâmica das relações interpessoais que se estabelecem quando crianças dividem um mesmo espaço, através do ato de compartilhar jogos e atividades lúdicas, onde se fazem presentes as relações interpessoais, desprovidas de preconceitos.


  • Possibilitar à criança o acesso a uma variedade de brinquedos simples, artesanais e educativos, bem como a diferentes jogos e brincadeiras, desvinculando o lúdico do valor monetário e/ou prêmiativo, favorecendo o brincar pelo prazer deste.


  • Capacitar jovens para a confecção de brinquedos artesanais, possibilitando o exercício da profissão de artesão.


  • Formar profissionais para: a) montagem de brinquedotecas em diferentes propostas; b) atuação como brinquedistas em Brinquedotecas com propostas pedagógicas, terapêuticas e de lazer.

ATIVIDADES REALIZADAS:

- HORAS DE BRINQUEDOS - utilização livre da Brinquedoteca Artesanal e Pedagógica montada no espaço para grupos de crianças, que podem ser deixada para brincar com o acervo de brinquedos e compartilhar brincadeiras com outras crianças, por um período de horas combinados com o espaço escolar;

- ATIVIDADES RECREATIVAS E ARTES INTEGRADAS - monitoradas pela equipe, no espaço da Brinquedoteca, através da criação e recriação de jogos e brincadeiras;

- OFICINAS DE CRIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS - este trabalho destina-se a crianças e jovens com duas propostas diferenciadas:
a. Criação e confecção de Brinquedos Artesanais pela própria criança, através do reaproveitamento e da reciclagem de materiais;
b. Criação e confecção de Brinquedos e Jogos Artesanais, tendo como proposta a venda dos materiais produzidos, revertendo a verba para o próprio projeto e para o jovem produtor.

- CAPACITAÇÃO DE BRINQUEDISTAS - visando formar profissionais para a montagem de brinquedotecas junto a escolas, creches, orfanatos, clínicas, hospitais e comunidades que tenham interesse em ter a sua própria Brinquedoteca.

Tal trabalho inclui: estudo do desenvolvimento infantil; cuidados com a criança de diferentes faixas etárias; estudo da história do brinquedo e do brincar através do tempo; prática de jogos, brincadeiras e atividades recreativas para diferentes propostas; montagem de brinquedos artesanais e classificação dos mesmos; estruturação, funcionamento e manutenção de uma Brinquedoteca; utilização dos recursos da Brinquedoteca com finalidades: a) terapêuticas e de tratamento; b) pedagógicas e c) de lazer. Inclui também, a orientação e a supervisão dos brinquedistas no desenvolvimento das atividades da Brinquedoteca.

- IMPLANTAÇÃO DE BRINQUEDOTECAS - consultoria para creches, escolas, hospitais, clubes, empresas e outros setores da comunidade que se interesse em montar sua própria Brinquedoteca.

 



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