Atendimentos em Psico-Oncologia Pediátrica e Arteterapia  

De maio de 2003 a março de 2008, prestamos atendimentos voluntários em Arteterapia numa casa de apoio a crianças e adolescentes portadores com neoplasia no Rio de Janeiro.

O trabalho integrava um Setor de Educação e Apoio Psico-Social da Casa oferecendo atendimentos em: Psicologia, Musicoterapia, Psicopedagogia, Terapia Corporal em Massagem Biodinâmica e em Terapia Floral.

O espaço foi um dos campos de estágio do curso de Formação de Terapeutas em Arteterapia, contando com arteterapeutas formados ou em formação, sob a orientação de Ana Luisa Baptista, também Coordenadora Geral dos Atendimentos de Arteterapia na Casa.

Tinha como proposta oferecer atendimentos em forma de Oficinas Arteterapêuticas, em grupos distintos de crianças, adolescentes - ambos portadores de neoplasia - e às mães ou responsáveis, que os acompanham.

Ao longo destes anos, para melhor atender a demanda da Casa, o trabalho foi se ampliando e modificando, de forma que passamos a realizar, quando necessário, atendimentos individuais nos hospitais, na própria instituição e, em alguns casos, na casa do paciente. Modificou-se também o formato das Oficinas propostas inicialmente.

A Equipe desenvolveu os seguintes projetos:

:: Oficinas Arteterapêuticas para Crianças

:: Autoria e Arteterapia: o Jogo e a Arte no Adolescer com Câncer

::



Topo